
PERGUNTAS FREQUENTES
Nesta seção, compilamos algumas das perguntas frequentes que recebemos ao longo dos anos.
Sua dúvida não está aqui? Fale conosco e um dos integrantes da nossa equipe estará pronto para ajudar.
QUEM PODE SER PSICANALISTA?
Embora a maioria das pessoas pense que somente médicos e psicólogos podem se tornar psicanalistas, esse fato não é uma verdade absoluta. Médicos e psicólogos podem sim se tornar psicanalistas, mas assim como quaisquer pessoas. Isso mesmo, qualquer pessoa pode ser psicanalista.
A PROFISSÃO DE PSICANALISTA É RECONHECIDA?
Sim, pelo Ministério do Trabalho e Emprego / CBO 2515.50/2002, pelo Conselho Federal de Medicina (Consulta nº 4.048/97), pelo Ministério Público Federal (Parecer 309/88) e pelo Ministério da Saúde (Aviso 257/57), LC 147/14 (art. 5-I, IV) e Lei 12.933/08.
Logicamente, é preciso muito estudo para ter a psicanálise como uma ocupação de fato. Portanto, o que podemos dizer é que existem passos importantes para poder exercê-la:
Primeiro, buscar um instituto reconhecido para fazer uma formação. Segundo fazer a própria análise individual com um psicanalista também reconhecido. Terceiro, ter uma carga horária mínima de clínica ao longo da formação.
COMO É O TRABALHO DOS PSICANALISTAS?
Além de todas as habilidades interpessoais que o psicanalista desenvolve na prática clínica, há um aparato teórico que auxilia no dia a dia de quem precisa trabalhar com grupos e indivíduos.
Algumas das habilidades que a Psicanálise oferece são: a capacidade de analisar perfis psicológicos, investigar elementos comportamentais e psíquicos a fim de verificar diferentes contextos, além de trazer melhorias na própria comunicação com qualquer tipo de grupo.
A psicanálise tem como principal característica o domínio sobre diferentes aspectos do desenvolvimento da psique, bem como no reflexo de características psíquicas em seu comportamento social e individual.
QUAIS AS FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELOS PSICANALISTAS TRÍNICOS?
Análise de comportamentos, sintomas e conflitos;
Orientação de indivíduos e grupos; e consultoria na avaliação comportamental em diferentes situações;
Aprimoramento e apontamento numa disposição de entendimento Existencial
DIREITO E PSICANÁLISE, O QUE É PRECISO SABER?
Como é uma ocupação e não uma profissão, conforme foi dito anteriormente, não há lei que regulamente especificamente a Psicanálise. Para quem não sabe, essa é a grande diferença entre ocupação e profissão.
No entanto, existem semelhanças conceituais e práticas entre ambas, uma vez que são definições que dizem respeito ao desempenho de uma atividade que visa promover um bem coletivo e o próprio sustento do profissional.
Enquanto as profissões obedecem a regulamentações, as ocupações também obedecem a princípios e normas do Ministério do Trabalho e Emprego.
No final do Curso, aprovados, receberão o certificado de participação no Curso e aqueles que decidirem seguir a carreira clínica, farão um exame da Ordem Brasileira de Psicoterapia Trínica e receberão o certificado de habilitação para clinicar, podendo exercer a profissão. Ficará inscrito na Ordem de Psicoterapia. O certificado de habilitação registrado em cartório, com autonomia restrita à grade da Formação. Podendo sofrer penalidades no descumprimento de conduta ética e teórica, bem como ser amparado pelos mesmos princípios.